Logo que pensei em fazer intercâmbio, fui falar com minha mãe, ela achou ótima a idéia e fomos a STB, uma das agências mais conhecidas de intercâmbio, tanto nacional quanto internacional. Logo ao chegar na agência, a atendente me perguntou o porque eu queria fazer intercâmbio, e não pensei 5 segundos e respondi que era para aprender inglês.. a atende olhou para mim com uma cara de desprezo, e me respondeu que se uma pessoa vai fazer intercâmbio pensando apenas que quer aprender inglês, é melhor não ir.. Fiquei meio sem saber o porque, e minutos depois ela me falou, "Intercâmbio é bem mais do que aprender uma língua, é conhecer uma nova cultura, ter uma experiência internacional, conseguir 'desgrudar da barra da saia da mãe', tomar suas próprias decisões sozinhas, e o inglês, ou qualquer que seja a língua do país que você vá, será apenas uma consequência". Pensando nisto, realmente decidi fazer intercâmbio, e mergulhei de cabeça neste idéia, que muitos dizem maluca, outros dizem que é a melhor coisa a se fazer.. o INTERCÂMBIO.
Depois de realmente decidir fazer intercâmbio, minha mãe me deu o maior apoio possível, meu pai, já foi um pouco mais complicado, mas aceitou, e viu os pontos positivos de uma experiência internacional. Uma das coisas mais embaraçosas é na hora de escolher o destino, existe intercâmbios para Estados Unidos, que seria o intercâmbio tradicional, tem se também para Austrália e Nova Zelândia que são lugares que estão recebendo muitos estudantes do mundo inteiro, principalmente do Brasil, então você terá contato com muitos brasileiros, que dificultara para você aprender o inglês. Também há opções como Canadá, que é um lugar mais frio, ou Inglaterra, que você terá oportunidade de aprender o inglês britânico. Depois de colocar todos estes países na balança, resolvi escolher EUA, por ser o intercâmbio tradicional, que as pessoas que te recebem são voluntárias, e provavelmente você 'cairá' em um cidade de interior, que não tem outro intercambista, e você realmente terá contato com a cultura americana.
Logo após escolher o lugar, você terá que fazer o SLEEP TEST, é uma prova baseada em seus conhecimentos gerais de inglês, que particularmente é fácil, para ver se você sabe o mínimo de inglês para poder morar em uma casa de família americana, frequentar escola, e realmente, trocar de país. Logo depois disso, vem o application, que é tipo de um 'facebook' onde você coloca praticamente sua vida inteira dentro deste site, para as famílias poderem ver seu perfil, e te escolherem ou não. Enfim, falando um pouco sobre o espírito intercambista..
Não adianta você ir para o intercâmbio, achando que vai ser tudo ótimo, que você não terá no mínimo um dia ruim, péssimo, que terá vontade de voltar para a casa, e se perguntar de onde você tirou esta idéia de sair de sua casa, um lugar que você está tão acomodado, para se jogar no mundo. Sinceramente, eu admiro cada pessoa que tem a coragem de fazer intercâmbio.. pois é uma decisão difícil, afinal, ficar 6 meses ou 1 ano fora de casa, não é fácil. Assim como a pessoa escolhe fazer intercâmbio, ela escolhe o que fazer do seu intercâmbio.. Agarre com tudo as oportunidades que vem a você, são poucas pessoas, não desperdice seu intercâmbio, faça dele o mais maravilhoso possível.. mesmo se você não cair na Califórnia, se cair em uma cidade com 500 habitantes, não pense no lugar, pense na família que vai te hospedar, isto sim vai ser a base para o seu intercâmbio. Fico muito feliz com quem tomou a decisão de fazer intercâmbio, esta experiência será maravilhosa para sua vida.
E aos futuros intercambistas, eu desejo a vocês uma maravilhosa viagem. Eu, particularmente, sei o quão difícil é ter que deixar sua família, seus amigos, seu 3 colegial, sua formatura para fazer um intercâmbio, mas a experiência de vida que você vai ganhar, não tem nada que você possa trocar. Pensem bem, e se vocês tiverem esta oportunidade de ir, não pense duas vezes, escolham o SIM, EU VOU.





0 comentários:
Postar um comentário